4 setembro 2025
09h - 12h
Palestrante convidada: Paula Fonseca (pediatra/ULSMAve)
TEMAS
1- A importância do professor como agente preventivo.
a- Definição e discussão sobre os princípios da igualdade, equidade e justiça.
2- Construção de um ambiente inclusivo
a- Compreender os alunos neurodivergentes.
b-Compreender as diferentes formas de aprender, comunicar e interagir.
c-Discutir estratégias.
ENQUADRAMENTO
Refletir sobre a importância dos profissionais da escola na vida de cada aluno.
O Papel Transformador do Professor vai muito além de um canal de passagem de Informação.
Cada vez mais, esperamos que os professores e os diferentes técnicos da escola, assumam um papel ativo na construção de um ambiente inclusivo e acolhedor, especialmente diante da crescente diversidade nas salas de aula.
AlUnos neurodivergentes, com diferentes formas de aprender, comunicar e interagir, fazem parte da realidade de muitas turmas, o que aumenta os desafios do professor, desafios que vão além do programa e metas curriculares. Lidar com questões emocionais, comportamentais e sociais e adaptar estratégias para manter o envolvimento da turma e promover o sucesso de todos, torna-se uma tarefa muito difícil.
Com este encontro pretende-se refletir compreender a neurodivergência na escola, abrir caminhos para novas possibilidades, troca de experiências e discussão de estratégias para a promoção de práticas pedagógicas flexíveis e humanas.
Duração | 3 horas. |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação | CFAEVNF/ACD - 25.034 |