Estratégias para a construção de um ambiente inclusivo na sala de aula.

01-09-2025

4 setembro 2025

09h - 12h

Palestrante convidada: Paula Fonseca (pediatra/ULSMAve)

TEMAS

1- A importância do professor como agente preventivo.

a- Definição e discussão sobre os princípios da igualdade, equidade e justiça.

2- Construção de um ambiente inclusivo

a- Compreender os alunos neurodivergentes.

b-Compreender as diferentes formas de aprender, comunicar e interagir.

c-Discutir estratégias.

ENQUADRAMENTO

Refletir sobre a importância dos profissionais da escola na vida de cada aluno.

O Papel Transformador do Professor vai muito além de um canal de passagem de Informação.

Cada vez mais, esperamos que os professores e os diferentes técnicos da escola, assumam um papel ativo na construção de um ambiente inclusivo e acolhedor, especialmente diante da crescente diversidade nas salas de aula.

AlUnos neurodivergentes, com diferentes formas de aprender, comunicar e interagir, fazem parte da realidade de muitas turmas, o que aumenta os desafios do professor, desafios que vão além do programa e metas curriculares. Lidar com questões emocionais, comportamentais e sociais e adaptar estratégias para manter o envolvimento da turma e promover o sucesso de todos, torna-se uma tarefa muito difícil.

Com este encontro pretende-se refletir compreender a neurodivergência na escola, abrir caminhos para novas possibilidades, troca de experiências e discussão de estratégias para a promoção de práticas pedagógicas flexíveis e humanas.

Duração3 horas.
Modalidade:Ação de Curta Duração
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCFAEVNF/ACD - 25.034