Seminário “Construir Caminhos Digitais para Potenciar a Aprendizagem”

07-02-2024

O seminário “Construir Caminhos Digitais para Potenciar a Aprendizagem”, realizado em 29 de janeiro de 2024 na Escola Secundária de Vila Verde, iniciou-se com as palavras de boas vindas do Diretor da escola, João Graça, e pelo Diretor do CFAE do Alto Cávado, António Amaro. O evento destacou-se por promover a discussão e a partilha de soluções para os constrangimentos que se verificam na integração da tecnologia na educação.

A mesa redonda, moderada pelo ED Paulo Correia, apresentou intervenções valiosas de professores convidados, abrangendo tópicos como planos de utilização de equipamentos tecnológicos, soluções técnicas para os kits tecnológicos, e experiências práticas com a plataforma Milage e a Plataforma Intuitivo na avaliação pedagógica e, ainda, na flexibilidade dos espaços de aprendizagem, especialmente em matemática, ressaltando a importância de adaptar os ambientes educacionais às necessidades digitais contemporâneas.

Nos laboratórios de diálogo, moderados pelos embaixadores digitais, abordaram-se temas como a resolução de problemas técnicos, o uso de recursos tecnológicos para recuperação de aprendizagens, estratégias para a utilização eficaz de equipamentos tecnológicos, estratégias para a rentabilização dos LeD, atividades digitais centradas nos alunos, (re)configuração de espaços de aprendizagem, e repensar a avaliação com o digital. Estes debates, conduzidos em diferentes salas, permitiram uma troca de experiências e ideias, culminando na apresentação dos resultados por relatores eleitos em cada grupo.

O Prof. Luís Valente do CCTIC da Universidade do Minho concluiu o seminário com uma síntese das discussões, enfatizando a necessidade de contínua inovação e adaptação no campo da educação digital. As reflexões e estratégias discutidas ao longo do evento mostraram um caminho promissor para o futuro da integração da tecnologia na educação.