Designação da Ação 16-026

Designação – RAIAS POÉTICAS – Arte, Literatura e Pensamento

Formador – João Paulo Braga

Modalidade – Curso de Formação

Nº de horas – 12

Nº de créditos – 0,5

Registo de acreditação  – CCPFC/ACC-87472/16

Destinatários – Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Local de realização – Fundação Cupertino e Casa das Artes

Calendário de realização – 7 (15h – 20h) e 8 outubro (10h-13h e 15h – 19h) 2016

Este encontro em torno de reflexões sobre a arte, a literatura e o pensamento conta com a participação de especialistas, entre académicos, ensaístas, críticos, poetas, artistas e escritores, tendo como objetivo aproximar as diversidades linguísticas, a criação de vozes singulares e potenciar a criatividade artística.

“A linguagem está gasta. É preciso encontrar novas formas de expressão e ir ao encontro do inesperado”, neste sentido as Raias Poéticas procuram, acima de tudo, experimentar as dobras heterogéneas do pensamento, novas formas de expressão que captarão forças de vida em transitividade e multiperceptividade.

Entre as dobras de pensamento realizar-se-ão as raias sonoras em jogos estéticos com transleituras feitas em língua portuguesa e língua hispânica, transcodificando e improvisando o mundo com novos campos de experimentação das linguagens verbais e não verbais. Diferentes estéticas poéticas serão apresentadas através de inúmeras leituras, performances e atuações musicais (com escritores e artistas convidados) e livros de autores servirão de base para debates sobre a temática em questão.