Designação da Ação 16-021

Designação – Portugal e a Iª Guerra Mundial (1914-1918) – Ciclo de Conferências

Formador – Norberto Cunha e Odete Paiva

Modalidade – Curso de Formação

Nº de horas – 12

Nº de créditos – 0,5

Registo de acreditação  – CCPFC/ACC- 81235/15

Destinatários – Professores dos grupos 200,300,400,420 e 430 do Ensino Básico e Secundário

Local de realização – Museu Bernardino Machado

Calendário de realização – 27 fevereiro, 20 março, 8 maio, 26 junho, 17 julho, 16 outubro e 11 dezembro ( 21,15h – 23h)

Elegeu-se como tema privilegiado do Ciclo de Conferências, para 2015, a problemática da Guerra, mais exatamente, Portugal e a I Guerra Mundial (1914-1918), contando com a presença de prestigiados investigadores na área das ciências sociais e história das ideias

São múltiplas as guerras que nos rodeiam e ameaçam – com a morte, a dor, o sofrimento, as incapacidades físicas e a miséria que trazem consigo – arrastando com elas não apenas os beligerantes, mas alvejando milhares de vítimas inocentes, ou seja, que não foram chamadas a pronunciar-se sobre tais conflitos. Num tempo “armado” como o presente – e frequentemente armado, não porque o “interesse geral” o reclame, mas para satisfação de interesses poderosos e egoístas – uma reflexão sobre a guerra, sobre as suas motivações, causas e consequências é uma lição de vida que não devemos ignorar ou descartar do nosso quotidiano. Como diz Bernardino Machado, “a liberdade é a paz”. Uma sociedade melhor, livre, mais justa e solidária não é possível à margem da paz ou contra ela. Por isso, pensar a I Guerra Mundial, mais do que pensar o passado, é refletir sobre as condições e o rumo sobre os quais queremos construir o nosso futuro.

Dado o interesse das temáticas das conferências e o prestígio dos investigadores que nelas participam, o Centro de Formação, vem solicitar que esta ação seja acreditada para os professores que leccionam conteúdos abordados nestas conferências.