Designação da Ação 16-019

Designação – TIC nas Línguas Estrangeiras

Formador – Luísa Sousa

Modalidade – Curso de Formação

Nº de horas – 15

Nº de créditos – 0,6

Registo de acreditação  – CCPFC/ACC- 84146/15

Destinatários – Profs. do 2º ciclo de Ensino Básico dos Grupos 210 e 220e 320, 330, 340, 350 do Ensino Básico e Secundário

Local de realização – AEPBS – Joane

Calendário de realização – 7 de julho (9,30h-12,30h e 13,30h-16,30h); 13 de julho (9,30h-13,30h); 22 de julho (15h-20h).

Os documentos base adotados para a configuração deste curso de formação foram os de referência no contexto do ensino das Línguas Estrangeiras, ou seja, os Programas Nacionais de Alemão, Espanhol, Francês e Inglês em vigor, o Currículo Nacional do Ensino Básico, o Portefólio Europeu das Línguas e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras. As orientações apresentadas nestes documentos apontam inequivocamente para a exploração do enorme potencial das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no âmbito das atividades e das estratégias comunicativas em Língua. Estas sustentam, por exemplo, a receção de audiovisual, na qual o utilizador/ aprendente recebe simultaneamente uma informação (input) auditiva e visual.

Este curso de formação focaliza a atenção em novas dinâmicas de sala de aula, em metodologias de ensino mais ativas e inovadoras, na utilização adequada dos recursos didáticos e equipamentos da escola e na integração das novas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem das Línguas Estrangeiras. Os eixos de intervenção para a mudança são: cultura docente; inovação e aprendizagem; e utilização dos recursos nas práticas educativas.

De acordo com o plano de atividades da entidade proponente, este Curso de Formação pretende promover, mormente, uma cultura de atualização e formação contínua dos professores de Línguas Estrangeiras, procurando corresponder às suas expetativas e suprir as suas necessidades de formação no domínio da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e de aprendizagem das Línguas Estrangeiras.