Designação da Ação 16-009

Designação – Avaliação das aprendizagens na disciplina de Física e Química A: Elaboração de testes escritos e definição de critérios de classificação

Formador – Lúcia Dias de Sousa

Modalidade – Curso de Formação

Nº de horas – 25 presenciais e Não presenciais

Nº de créditos – 1

Registo de acreditação  – CCPFC/ACC-85474/16

Destinatários – Professores do Grupo 510 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário

Local de realização – Agrupamento de Escolas D.Sancho I

Calendário de realização – 12 março (9-13h), 23 março (9-12,30h e 14-17,30h), 7 abril (17-20,30h), 16 abril (9 -12,30h e 14-17,30h e 30 abril (9h -13h)

No programa de Física e Química A, do ensino secundário, é salientado que “ O processo de avaliação desta disciplina decorre dos princípios gerais da avaliação: deve ser continua, apoiada em diversos instrumentos adaptados as aprendizagens em apreciação, ter um carater formativo – não só para os alunos, para controlo da sua aprendizagem, mas também para o professor, como reguladora das suas opções de ensino – e culminar em situações de avaliação sumativa. Sendo uma ciência experimental, “de acordo com o estabelecido no ponto 5 do art.º 7.º da Portaria n.º 243/2012, são obrigatórios momentos formais de avaliação da dimensão pratica ou experimentais integrados no processo de ensino.

Constata-se que é uma preocupação dos professores a preparação dos alunos para a avaliação externa. Esta preparação passa pela aplicação de testes escritos com a estrutura semelhante à dos exames nacionais, os quais incluem um grupo de itens relacionados com uma atividade laboratorial.

Portanto, constituem necessidades de formação, identificadas pelos professores, a construção eficaz de instrumentos de avaliação, a elaboração de critérios de classificação, bem como a reflexão critica sobre a validade dos instrumentos de avaliação construídos.