A interferência da dislexia na aprendizagem das línguas - Estratégias para aulas inclusivas.

17-06-2025

Datas de realização

15,16 e 17 julho

Pretende-se com esta ação:
• Compreender a dislexia no contexto da aprendizagem de línguas
• Reconhecer sinais de dislexia nos alunos
• Adaptar estratégias de ensino para atender às necessidades dos alunos com dislexia
• Utilizar ferramentas e recursos específicos para alunos com dislexia
• Fomentar um ambiente de apoio e compreensão para alunos com dislexia
• Promover a motivação e o envolvimento dos alunos disléxicos na aprendizagem das línguas

CONTEÚDOS

Sessão 1: Compreender a Dislexia (4h presenciais)
• Introdução à formação
• Jogos de quebra-gelo
• Aprender o que é dislexia
• Saber como é ter dislexia

Sessão 2: Desafios da Dislexia (4h presenciais )
• Técnicas de identificação e triagem de possíveis casos de dislexia
• Prática simulada de situações de sala de aula com alunos disléxicos para experimentar diferentes abordagens de ensino.

Sessão 3: Suporte para Alunos com Dislexia (4h presenciais + 1h para avaliação)
• Desenvolvimento e adaptação de materiais educativos às necessidades dos alunos com dislexia
• Estratégias para aulas inclusivas para disléxicos
• Preenchimento dos formulários de feedback

Duração13 horas. 13h
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-126462/24