Plataforma Inovar: procedimentos e práticas

17-05-2025

CALENDARIZAÇÃO:

16 e 18 de junho de 2025 - (2.ª e 4.ª - 14h30-17h30)

ENQUADRAMENTO:

A capacitação do pessoal docente em competências digitais aplicadas a didáticas específicas e/ou à gestão escolar é uma área prioritária, quer do Plano de Formação, quer do Plano de Ação de Desenvolvimento Digital (PADDE) do Agrupamento Padre Benjamim Salgado (AEPBS). Neste sentido, com esta ação pretende-se dotar os docentes de competências digitais diretamente relacionadas com o programa Inovar.

CONTEÚDOS:

- CARACTERIZAÇÃO E PLANO DE TURMA:

 configurar o questionário de recolha de dados que contribui para a caracterização da turma;
 conhecer que dados são recolhidos pelo programa, sem necessidade de serem feitas perguntas no questionário;
 responder ao questionário;
 definir modelos de plano de turma e aplicá-los a um conjunto de turmas;
 preencher (diretor de turma) informação no plano de turma;
 obter relatórios (caracterização da turma, de um ano de escolaridade ou de toda a população estudantil; aceder e gerar o plano de turma).
- INOVAR CONSULTA E APP INOVAR ALUNO:
 apresentação geral;
 configurar informação a ser exibida;
 como pedir para justificar faltas (EE), apresentar um requerimento (EE) ou tomar conhecimento e entregar tarefas solicitadas pelos professores (EE e aluno);-
 como disponibilizar a renovação de matrícula.
- MEDIDAS DE SUPORTE À APRENDIZAGEM E INCLUSÃO (DL 54):
 modelar medidas e submedidas;
 assinalar que um aluno deve usufruir destas medidas de apoio;
 acompanhar e validar o processo, por parte da EMAEI;
 produzir documentos (ficha de identificação da necessidade de medidas, RTP, PEI, PIT, plano da turma, síntese de medidas propostas por aluno, turma e disciplina, ...); monitorizar a aplicação de medidas;
 transitar informação de um ano para o seguinte;
 avaliação da eficácia de medidas.
- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
 modelar com peso nos instrumentos de avaliação ou com peso em domínios/competências;
 fazer registos das observações que conduzirão ao apuramento de uma proposta automática de avaliação de final de período;
 monitorizar: análise de diferenças entre a avaliação proposta e a efetivamente atribuída.

Duração6 horas. 6h
Modalidade:Ação de Curta Duração
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCFAEVNF/ACD - 25.000