Destinatários: professores dos grupos 300, 310, 320, 330 do AECCB
Formadoras. Daniela Pinheiro I Isolete Sousa
Calendarização:
• 1.ª sessão: 21 de maio, 18:00 às 20:00 (presencial)
• 2.ª sessão: 28 de maio, 18:00 às 20:00 (online)
• 3.ª sessão: 04 de junho, 18:00 às 20:00 (online)
1.ª sessão
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades? – Estratégias motivadoras para a aula de Português
Objetivos:
· Motivar os alunos para o estudo da obra de Luís de Camões.
· Diversificar estratégias e metodologias de trabalho na sala de aula aquando do estudo da lírica e épica camonianas.
· Promover práticas de personalização do ensino.
· Explorar a relação entre a obra camoniana e a contemporaneidade.
2.ª sessão
O amor em projeto – as vantagens da aplicação de metodologias de aprendizagem ativa
Objetivos:
- Demonstrar os benefícios das metodologias de aprendizagem ativa no ensino de Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.
- Desenvolver estratégias para implicar os alunos na leitura crítica e contextualizada do romance.
- Estimular a criatividade dos alunos através de atividades interdisciplinares e de aprendizagem colaborativa.
3.ª sessão
Sonhar, ver e voar: o romance saramaguiano em projeto
Objetivos:
· Partilhar estratégias pedagógicas disciplinares e interdisciplinares para motivar para o estudo do romance saramaguiano.
· Explorar projetos práticos para cativar os alunos.
· Adaptar conteúdos do domínio da Educação Literária ao Perfil dos Alunos.
· Associar ferramentas tecnológicas à exploração do texto literário.
Duração | 6 horas. 6h |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação | CFAEVNF/ACD - 25.000 |