Estratégias motivadoras para a aula de Português

05-05-2025

Destinatários: professores dos grupos 300, 310, 320, 330 do AECCB

Formadoras. Daniela Pinheiro I Isolete Sousa

Calendarização:

1.ª sessão: 21 de maio, 18:00 às 20:00 (presencial)

2.ª sessão: 28 de maio, 18:00 às 20:00 (online)

3.ª sessão: 04 de junho, 18:00 às 20:00 (online)

1.ª sessão

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades? – Estratégias motivadoras para a aula de Português

Objetivos:

· Motivar os alunos para o estudo da obra de Luís de Camões.

· Diversificar estratégias e metodologias de trabalho na sala de aula aquando do estudo da lírica e épica camonianas.

· Promover práticas de personalização do ensino.

· Explorar a relação entre a obra camoniana e a contemporaneidade.

2.ª sessão

O amor em projeto – as vantagens da aplicação de metodologias de aprendizagem ativa

Objetivos:

  • Demonstrar os benefícios das metodologias de aprendizagem ativa no ensino de Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.
  • Desenvolver estratégias para implicar os alunos na leitura crítica e contextualizada do romance.
  • Estimular a criatividade dos alunos através de atividades interdisciplinares e de aprendizagem colaborativa.

3.ª sessão

Sonhar, ver e voar: o romance saramaguiano em projeto

Objetivos:

· Partilhar estratégias pedagógicas disciplinares e interdisciplinares para motivar para o estudo do romance saramaguiano.

· Explorar projetos práticos para cativar os alunos.

· Adaptar conteúdos do domínio da Educação Literária ao Perfil dos Alunos.

· Associar ferramentas tecnológicas à exploração do texto literário.

Duração6 horas. 6h
Modalidade:Ação de Curta Duração
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCFAEVNF/ACD - 25.000